Carrinho 0

E-BOOKS GRATUITOS

CONHECIMENTOS E SOCIEDADE: teorias, políticas e controvérsias (E-BOOK GRATUITO) / Daniela Alves & Maíra Baumgarten (Orgs.)

conhecimentos_sociedade

 A Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (ESOCITE.BR) é uma associação de estudiosas(os), aberta a cientistas tanto das áreas denominadas ciências naturais quanto das ciências sociais e humanidades, uma associação de quem, no espaço acadêmico, reflete sobre o fazer científico e tecnológico, sobre a apropriação social de conhecimentos e de quem promove debate público sobre os seus resultados.
A ESOCITE.BR vem atuando no sentido de fortalecer os vínculos da coletividade científica brasileira (e também latino-americana) que atua no campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia.
Em tempos de retrocessos políticos, sociais, culturais e nas artes, a coletividade CTS tem, hoje, grandes responsabilidades, entre elas: pensar as relações entre sociedades e os conhecimentos nelas/por elas produzidos, as ciências e as técnicas. Mostrar que esses conhecimentos estão relacionados às diferentes culturas, que as ciências e as técnicas são produtos das sociedades, mas também as moldam e, ainda, ajudar a reintroduzir a complexidade perdida na extrema especialização disciplinar, bem como descolonizar a produção científica local.
O livro que apresentamos a seguir é um dos resultados do VII Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Sociedade e foi construído com base em material recebido em chamada de trabalhos apresentados em mesas e fóruns do evento ou de elaborações coletivas a partir dessas. Organizado por Daniela Alves e Maíra Baumgarten, o livro denominado Conhecimentos e Sociedade: Teorias, Políticas e Controvérsias, divide-se em duas partes, uma que trata de experiências e práticas acadêmicas em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, e outra que aborda teorias, políticas e controvérsias na grande área transdisciplinar que forma os estudos CTS, atualizando debates significativos no setor. Há, ainda, um capítulo introdutório em que as organizadoras trazem algo do debate recente em CTS no Brasil, articulado ao momento histórico em que ressurge o espectro do anti-intelectualismo, da negação das virtualidades positivas da ciência e da tecnologia e da perspectiva colonialista que coloca nossa sociedade e nossa ciência como subalternas aos centros capitalistas globais de produção e disseminação de conhecimentos.
Este é um livro importante em um momento em que a ciência em geral e, particularmente, ciências sociais e humanidades, universidades públicas e institutos federais estão ameaçados.

ISBN: 978-85-64857-57-5
Formato: pdf
Ano: 2019
Págs.: 193

DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM:

Conhecimentos e Sociedade (Download) 

_____________________________________________________

 

UNTANGLING INDUSTRIAL POLICY: ideas and coordination between state and business (E-BOOK GRATUITO) / Moisés Ballestro & Flávio Gaitán (Orgs.)

untangling_industrial_policyThis book seeks to unveil and grasp the dilemmas of coordination among actors around industrial policies the period between 2003 and 2014. The adoption of industrial policies has been one of the primary mechanisms of States that have actively sought to promote development. Despite having emerged during the nineteenth century with List's claim to support infant industry, its use spread massively during the postwar period, appealing to different mechanisms, such as subsidies, use of tariff as well as non-tariff regulations, financing, planning and selection of strategic sectors. Different economic theories have supported the use of active industrial policies with the aim of boosting development.
ISBN: 978-85-64857-56-8
Formato: pdf
Ano: 2019
Págs.: 238

DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM:
Untangling Industrial Policy (Download)
__________________________________________________________

DESAFIOS AOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO (E-BOOK GRATUITO) / Biorn Maybury-Lewis & Sonia Ranincheski (Orgs.)

 

Desafios Direitos Humanos Brasil Contemporaneo O coeficiente Gini do Brasil o coloca entre os dez mais desiguais países do mundo, depois da Namíbia, África do Sul, Lesoto, Botsuana, Serra Leoa, República da África Central, Haiti, Colômbia e Bolívia; sendo que o Brasil tem sua situação agravada pelo fato de ser a maior nação entre essas, tanto em economia como em população. Disso resulta uma enorme agenda social; incluindo os desafios aos direitos humanos, dos quais quatro serão analisados neste volume. Eles incluem a dramática distribuição de terras, e os desafios que engendram com relação aos direitos humanos, de acordo com o capítulo de Maria Luisa Mendonça; os direitos dos povos indígenas, considerados por Alcida Rita Ramos; a persistência da escravidão na área rural, conforme Ricardo Resende Figueira; e a prevalência de um sistema de valores tolerante com abusos no campo dos direitos humanos nas áreas urbanas, de acordo a Ignácio Cano.
ISBN: 978-85-64857-00-1
Formato: pdf
Ano: 2011
Págs.: 95

DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM:
Desafios aos Direitos Humanos no Brasil Contemporâneo (Download)
_________________________________________________________

PROEJA-TRANSIARTE: construindo novos sentidos para a educação de jovens e adultos trabalhadores (E-BOOK GRATUITO) / Vários Autores

PROEJA-Transiarte A presente obra tem origem no desenvolvimento do subprojeto de pesquisa: Transiarte na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (EP). Visa estimular a investigação dos processos de implementação da educação profissional integrada à educação de jovens e adultos (EJA) no Distrito Federal.

A Transiarte na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional (EP) desenvolve-se paralelamente à EJA e à EP, a partir de mudanças na legislação integrando duas escolas no Distrito Federal. As oficinas de Transiarte visam a qualificação social e profissional articuladas à elevação da escolaridade e são pautadas no processo democrático, participativo e coletivo.
ISBN: 978-85-80030-11-2
Formato: pdf
Ano: 2012
Págs.: 230

DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD EM:
_______________________________________________________